sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

O que é necessário para casar na Igreja ???


Quando assistimos algum programa de televisão e algum personagem resolve se casar, e como passe de mágica, num instante se casam. E, eu, que para casar pensava que fosse rápido, observei que não é bem assim.

Em algumas Igrejas Católicas é necessário, um dos noivos ter Crisma (que se faz após a primeira comunhão, é significa confirmação, é feita quando a pessoa já tem consciência plena e decide confirmar a sua adesão á igreja católica), em outras é necessário ter até a primeira comunhão, e em outras é necessário apenas o batismo (na Igreja da Várzea é necessário apenas o Batismo).

Qual o primeiro passo ?

O primeiro passo quando se resolve casar é preciso escolher uma data, dependendo da igreja que a pessoa escolher é necessário esperar cerca de 1 ano. Resolvida a data, se pode fazer uma reserva da data, dando 50% do valor cobrado pela realização do casamento na Igreja, o preço varia de bairro para bairro.
Na Igreja da Várzea, o preço cobrado pela realização do casamento é R$ 250,00 reais, em outros bairros pode chegar em até 6 salários mínimos.
Com relação a data, eu fui na Igreja olhar uma data no inicio de outubro, queria o casamento para janeiro mas, a data mais próxima que tinha era 4 de fevereiro ou 11 de fevereiro. Além da escolha da data, nessa Igreja os casamentos realizados no período da noite só acontecem na sexta-feira nos horários 20:00 ou 20:30 horas e nos sábados os casamentos são realizados às 16:00 horas. Como eu sempre quis casar a noite o único jeito foi casar na sexta-feira.

O segundo passo ?

Resolvido a data e a hora que vai acontecer o casamento e dado a entrada da reserva do casamento, é dada uma lista de documentos que será necessário levar para a Igreja.
- Cópia da Certidão de Nascimento
- Cópia da Identidade
- O batistério do noivo e da noiva (do local que ele foi batizado).
- O certificado do curso de noivos
- A habilitação para o casamento civil (que tem validade de 3 meses, tive que dar entrada na minha no final de novembro, para ela está valida em fevereiro).
- E se a pessoa já foi casada no civil, a certidão de casamento.

Um dos maiores problemas que tivemos em relação a essa documentação, foi com relação ao batistério do noivo e ao registro de nascimento dele (que era de São Paulo), primeiro tive que descobrir onde ele foi batizado (meu medo era que fosse em São Paulo, já pensou, viajar para São Paulo para pegar um papel na igreja onde ele foi batizado), liguei para a irmã dele e descobrir que ele foi batizado em Garanhuns (interior do estado de Pernambuco, perto do lugar onde os pais dele estão morando), chega respirei aliviada (pelo menos não foi necessário viajar de Recife para São Paulo). O outro problema foi em relação ao registro dele, que eu pensava que fosse reconhecido firma (pois no primeiro cartório era necessário que fosse reconhecido firma), falei diversas vezes para ele olhar e como tinha um carimbo no registro ele pensava que fosse isso, então, quando faltava 2 dias para dar entrada no cartório (prazo que a secretária da igreja falou que desse entrada na habilitação), que ficamos sabendo que o registro não era reconhecido firma. Pense no meu desespero,  pois a Igreja já estava reservada, a recepção já estava reservada e já tinha começado a pagar, o buffet e a decoração também já estava pagando, e agora essa, o jeito foi passar o dia procurando um cartório que tivesse a firma do registro dele em Recife, não achei, e resolvi perguntar no cartório (de outro lugar) se era o registro reconhecido firma, e nesse que eu fui não era. Pense no alívio, no outro dia demos entrada em toda papelada.

Dica: Tirar cópia do registro e autenticar quando for dar entrada no casamento civil, pois o registro dos dois, fica no cartório, e o que passa a valer depois é a certidão de casamento.

E o terceiro passo ???

O terceiro passo foi fazer o curso de noivos que é obrigatório. E, tivemos que correr pois a maioria dos cursos só era feito até o inicio de dezembro (porque em janeiro geralmente é férias).

o ruim foi achar um lugar que se adequasse  ao horário dele,  alguns cursos da lista que foi passada pela secretária da igreja, era feito em três finais de semana (o que era inviável para a gente), e procurando, achei um que era apenas 1 dia, sendo que era das 14:00 às 21:30 horas.

Eu gostei do curso mas, ele achou muito cansativo, a pesar que o curso teve muitas dinâmicas de grupo e pausas para o lanche.
No curso foi mostrado a experiência de vários casais em relação ao casamento, união, respeito, família, quantidade de filhos, metódos anticoncepcionais aprovados pela igreja católica, até um teatro com um casamento foi feito para mostrar como se posicionar na igreja (o que foi muito bom), e até o padre no finalzinho do curso foi lá falar algumas coisas e reclamar de outras (que muitas coisa quase ninguém lembrava mais), mesmo assim foi muito válido, e pelo menos o certificado obrigatório, já tinhámos.


E o quarto passo ???

O quarto passo foi levar toda a documentação para a igreja, só faltava a habilitação do casamento que eu dei entrada em novembro e só iria sair no dia 11 de janeiro.


E o quinto passo ???

O quinto passo aconteceu essa semana, fui levar a habilitação do casamento civil na secretaria da igreja e assinar os documentos que faltavam, e pagar a segunda parte do valor cobrado pelo casamento.


Conclusão

Nossa, não imaginava que fosse tão difícil casar na igreja, e pensar que casamentos na igreja em novelas num instante acontece, num instante a pessoa marca a data, entrega documentos e acontece o casamento. Não é tão fácil assim não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário