terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O significado das Alianças de Casamento


A aliança representada pela forma circular, que é algo sem começo e fim, representa o amor contínuo entre o casal. significa a aliança entre Deus e duas pessoas que irá se unir na ocasião do matrimônio.
Pesquisando sobre a origem das alianças de casamento, observei que há relatos de uso de alianças no Egito, Grécia e Roma.

As primeiras alianças eram feitas de ferro, e posteriormente foram aprimorando os materias, e elas passaram a ser de ouro, e também passou a ser usada pedras preciosas como o rubi, a safira e o diamante. O rubi era usado simbolizando o coração pela cor da pedra, vermelha. A safira, uma pedra azul, era usada simbolizando o céu, e o diamante que simbolizava solidez do relacionamento (os gregos acreditavam que os diamantes eram estilhaços de estrelas que chagavam a terra).

As alianças quando começaram a ser utilizadas, era como se fosse um certificado de propriedade. Algo do tipo, um contrato público que simbolizava que o noivo havia comprado a noiva, e ela não estaria mais disponível para nenhum outro homem.

Segundo o Blog da Mulher, alguns historiadores relatam que os Faraós do Egito foram os primeiros a usarem aliança, que para eles significava eternidade (por isso a história da aliança ser redonda, sem um começo ou fim). Para eles o casamento não passava de uma promessa pública, um espécie de contrato que era feito pelo casal para mostrar para a sociedade.

Para os Romanos, as alianças deveriam ser usadas no quarto dedo da mão esquerda porque eles acreditavam que se passava uma veia que estava diretamente ligada ao coração, por isso a aliança teria que ser posta no quarto dedo da mão esquerda. E, essa veia era chamada de veia d'amore.

Alguns historiadores acreditam que os Judeus já usavam a aliança para simbolizar o matrimônio bem antes dos cristãos começarem a usar nas tradicionais cerimônias de casamento.


A utilização de alianças de compromisso ou noivado:

Elas só começaram a ser usadas em 1477 por imposição do Papa Inocente III, que vai determinar que esse tipo de aliança (de compromisso ou de noivado), serviria para observar o período que iria do pedido e preparatório para o casamento até a data que finalmente aconteceria a cerimônia. E ainda, não era definida em qual mão era utilizada.

A escolha da mão que seria usada a aliança de casamento:

O fato da escolha da mão que seria utilizada a aliança de casamento, só foi definido em 1549, através do livro de orações comuns. Nele, estava descrito todo o ritual da cerimônia de casamento, e a mão que deveria ser utilizada as alianças depois do casamento.
A bênção das alianças de casamento:

A parte da cerimônia religiosa mais solene é o ritual da benção das alianças, que irá marcar o momento em que os noivos estão formalmente casados, e simboliza amor e união.

A minha aliança:

Achei uma foto igual a minha aliança, que achei linda, e andamos muitoooooo para encontrar uma que os dois gostassem. Achei tão linda a aliança de noivado, que não pretendo tocar, vamos ficar com essa mesmo. O desenho da aliança é chamado de escama de peixe.

Abaixo, alguns modelos de aliança:

É cada aliança, uma mais linda que a outra, quando estávamos pesquisando qual aliança comprar, eu fiquei em dúvida entre a primeira e a quarta, pois também são lindas.

Aliança 1
Aliança 2
Aliança 3
Aliança 4

Aliança 5

Aliança 6
aliança 7
Aliança 8
 Aliança 9
Aliança 10

Aliança 11

Aliança 12

 

Fontes:
http://somensagembiblicas.blogspot.com/2009/06/significado-da-alianca-no-casamento.html
http://www.casamentoclick.com/report/significado-do-anel-pedido-e-da-alianca-casamento.html
http://www.blogdamulher.com/origem-da-alianca-de-casamento/
http://www.reisman.com.br/historia-origem-das-aliancas-casamento-noivado.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário